quinta-feira, 6 de outubro de 2011

cartola!!

Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, (Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1908 — Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1980) foi um cantor, compositor e violonista brasileiro.
Considerado por diversos músicos e críticos como o maior sambista da história da música brasileira, Cartola nasceu no bairro do Catete, mas passou a infância no bairro de Laranjeiras. Tomou gosto pela música e pelo samba ainda moleque e aprendeu com o pai a tocar cavaquinho e violão. dificuldades financeiras,fizeram com que a familia que era enorme,fossem morara no morro de mangueira.
Chegando em mangueira fez amizade de cara com ,carlos cachaça e com outros bambas da época.
Aos 15 anos arranjou um emprego em uma obra e usava um chapéu-coco,assim ganhou o apelido de (Cartola).
Junto com um grupo amigos sambistas do morro, Cartola criou o Bloco dos Arengueiros, cujo núcleo em 1928 fundou a Estação Primeira .
Ele compôs também o primeiro samba para a escola de samba, "Chega de Demanda". Os sambas de Cartola se popularizaram na década de 1930, em vozes ilustres como Araci de Almeida, Carmen Miranda, Francisco Alves, Mário Reis e Silvio Caldas.
Mas no início da década de 40, Cartola desapareceu do cenário musical carioca e chegou a ser dado como morto. Pouco se sabe sobre aquele período, além do sambista ter brigado com amigos da Mangueira, contraído uma grave doença - especula-se que seja meningite - ter ficado abatido com a morte de Deolinda, a mulher com quem vivia.
Em 1964, o sambista e sua nova esposa, Dona Zica, abriram um restaurante na rua da Carioca, o Zicartola, que promovia encontros de samba e boa comida, reunindo a juventude da zona sul carioca e os sambistas do morro. O Zicartola fechou as portas algum tempo depois, e o compositor continuou com seu emprego público e compondo seus sambas.
Só em 1974, aos 66anos,Cartola gravou o 1º dos seus quatro discos-solo, e sua carreira tomou impulso novamente,agora com grandes clássicos "As Rosas Não Falam", "O Mundo é um Moinho", "Acontece", "O Sol Nascerá" (com Elton Medeiros), "Quem Me Vê Sorrindo" (com Carlos Cachaça), "Cordas de Aço", "Alvorada" e "Alegria". No final da década de 1970, mudou-se da Mangueira para uma casa em Jacarepaguá, onde morou até a morte, em 1980.

Um comentário:

  1. olá aquivo vivo,
    acbavei de chegar do beco da lama e gostei muito do samba que rolou lá.... já tinha ouvido falar muito mas ainda não tinha tido a oportunidade de ver de perto;. pena q acabou muito cedo... eu ainda tinha gás pra curtir umas 3 horas de samba! rsrs
    enfim... falei com um de seus músicos q me passou o nome de mau mau souto pra eu encontrá-lo no facebook ... mas não consegui... tinha pedido a ele q tocassem "sei lá mangueira" do paulinho da viooa na semana quem vem. é minha música preferida e vou estar lá pra conferir, se for possível... eu disse q mandaria o link da música: http://www.youtube.com/watch?v=MGjn6xhKdN8
    muitíssimo obrigada e meu parabéns a todos
    roberta

    ResponderExcluir